Psicologia

A psicologia é a ciência que analisa o comportamento humano e seus processos mentais na interação com fatores biológicos e sociais. 

Existem diversas abordagens para esta finalidade, que podem se ocupar do indivíduo ou de um grupo. Diferente de outras áreas, que buscam tão somente o ‘bem-estar’, a psicologia é uma ciência, com caráter de tratamento e acompanhamento terapêutico, e só pode ser exercida por um psicólogo apto a realizar procedimentos e técnicas voltados à psicoterapia. 

É comum que sessões de psicoterapia sejam indicadas como complemento ao tratamento psiquiátrico, embora haja tanto o protocolo medicamentoso sem a terapia quanto a terapia sem o arcabouço psiquiátrico.

Quem Pode Fazer Terapia

Todo mundo pode fazer psicoterapia, mas é preciso iniciar esse processo com uma demanda, geralmente de algo que gere incômodo profundo ao paciente em suas relações e no desenvolvimento de si mesmo. É nesse contexto que o espaço terapêutico é recomendado.

Vale lembrar que o espaço de fala e escuta terapêutica/analítica é importante pra todo mundo, especialmente nesses dias de angústias e incertezas.

Em outros casos, o alerta é para as pessoas que estão comprometidas por sintomas psicossomáticos (sem causa orgânica explicável), sintomas de ansiedade e depressão incapacitantes, que esteja prejudicando uma rotina de trabalho, de sono ou de relações sociais, por exemplo.

A psicoterapia também pode ser recomendada pelo médico psiquiatra. É comum que outras pessoas também iniciem o sujeito em uma terapia/análise – como no caso de crianças, em que os pais notam comportamentos considerados “incomuns”, que a prejudiquem a se relacionar, a aprender conteúdo escolar, se desenvolver, etc.

No caso de comprometimentos mais severos, como em quadros de psicose e depressão profunda, em que, às vezes, a própria pessoa não busca ajuda, ela pode ser iniciada ao processo por intermédio de um familiar ou amigo que intervenha.

Caso você tenha algum desses planos e não saiba como funciona o processo de reembolso, fique tranquilo: temos uma equipe especializada nesse tipo de checagem – e você não precisará lidar com nenhum tipo de burocracia para ter suas sessões de terapia garantidas.

Tratamentos

As linhas de tratamento psicológico vão depender da abordagem de cada psicólogo. O psicanalista sugere um processo, o terapeuta comportamental segue por outro, assim como o terapeuta existencial humanista e todos os demais. Na clínica do Dr. Antônio Orlandini, por exemplo, nossa equipe de psicólogos seguem as linhas da Psicanálise, Psicologia Analítica de Jung, Behaviorismo – Comportamental, Humanismo, Terapia Cognitivo-Comportamental, Transpessoal, Mindfulness.

Para exercer a função de terapeuta, o profissional precisa ter graduação em psicologia. Ele também pode se especializar em diversas frentes de trabalho, tais como psicologia clínica, psicologia do trabalho, psicanálise, comportamento, neuropsicologia e psicologia hospitalar, entre outros.

Duração da Consulta

As consultas da psicologia não têm um tempo padrão, embora a maior parte dos profissionais adote a média de 50 minutos por sessão. Alguns planos de saúde limitam a consulta em 30 minutos, devendo-se checar junto ao plano essa especificidade.

Consulta Por Vídeo

Existe uma regulamentação do Conselho Federal de Psicologia que exige cadastro prévio e aprovação do terapeuta para a realização de consulta por vídeo. Mas, em tempos de pandemia, isso foi alterado – e o atendimento por videoconferência está autorizado a todos os profissionais registrados no CFP.

Conheça o Dr. Antônio Orlandini

Dr. Antônio Orlandini é médico com ampla atuação em atendimento na área da saúde mental, atuou em instituições referências nacionais como o Centro de infusão de Cetamina do Instituto de Psiquiatria Paulista, onde é realizada a preceptoria da psiquiatria do Sírio-Libanês, tanto nas áreas de assistência quanto ensino e pesquisa.