Ansiedade

Conhecida como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a ansiedade é considerada um distúrbio que se caracteriza pela reação excessiva e/ou apreensiva a situações de medo, dúvida ou expectativa, com ocorrência persistente e incontrolável, por seis meses ou mais. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade e costuma se manifestar mais em mulheres do que em homens.

Dessa forma, alguém que se sinta preocupado ou ansioso frente a uma situação de pressão, como uma entrevista de emprego, uma prova difícil ou uma má notícia, não necessariamente sofre do distúrbio de ansiedade. Inclusive, em doses seguras, a ansiedade é um dos fatores de perpetuação da espécie humana, uma vez que condiz com a capacidade de perceber e temer aquilo que se desconhece, a partir de uma série de produções neurais específicas.

Portanto, temos a ansiedade “saudável”, que visa preparar o indivíduo ao enfrentamento de determinado desafio, e que é rapidamente superada: assim que a situação é concluída, volta-se ao estado normal de humor e preocupação. Mas, caso esse sentimento crie “efeitos colaterais” expressivos e duradouros, como ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração e tensão muscular, dentre outros sintomas, é indispensável procurar ajuda médica.

Nesse contexto, o distúrbio de ansiedade, ou TAG, deve ser diagnosticado no consultório médico, e apenas pelo psiquiatra.

Sintomas da Ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem variar de uma pessoa para a outra, e vão depender do nível a que o distúrbio chega em cada caso. Na maioria das vezes, são generalistas e facilmente percebidos pelo desconforto físico que causam, podendo evoluir para uma síndrome do pânico.

Os principais sintomas associados a um potencial transtorno de ansiedade são:

• – Inquietação;
  • – Cansaço em repouso;
  • – Irritabilidade;
  • – Dificuldade de concentração;
  • – Tensão muscular;
  • – Palpitações;
  • – Taquicardia;
  • – Falta de ar;
  • – Aumento da pressão arterial;
  • – Sudorese;
  • – Dor de cabeça;
  • – Prisão de ventre;
  • – Náuseas;
  • – Sensação de “bolo” na garganta;
  • – Aperto no peito.

Causas da Ansiedade

Assim como o transtorno de ansiedade pode variar em seus efeitos, também varia em suas causas. Não há apenas uma resposta para essa questão e, por isso, é imprescindível contar com uma equipe multidisciplinar – psiquiatra, psicólogo, endocrinologista – para a descoberta dos “gatilhos” individuais do TAG.

Tratamentos Para Ansiedade

O protocolo de tratamento para ansiedade pode incluir a prescrição de antidepressivos e ansiolíticos, geralmente por menos de um ano, a partir do entendimento médico sobre a melhor linha de intervenção, além do acompanhamento terapêutico para o setor do comportamento cognitivo.

Em outras palavras, os medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, mas tentar descobrir a causa da ansiedade em cada caso é muito importante para conseguir evitar as crises.