Esquizofrenia

Esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico causado por uma alteração cerebral que dificulta, ao indivíduo, dissociar a realidade do que é produzido por sua própria mente. Por isso, o sintoma que mais popularmente caracteriza a condição é o “ouvir vozes” – que, no relato de pacientes diagnosticados, sugerem que a pessoa faça alguma coisa para evitar um desfecho desagradável.

A esquizofrenia é uma doença crônica e pode começar a demonstrar sintomas a partir dos 15 anos de idade, exigindo tratamento e acompanhamento médico pelo resto da vida.

Tipos de Esquizofrenia

Aproximadamente 1% de toda a população mundial é diagnosticada com esquizofrenia em um de seus tipos, que são:

– esquizofrenia paranoide (onde predominam-se alucinações e delírios persecutórios);
– esquizofrenia heberfrênica (em que o principal ponto é um discurso desconexo);
– esquizofrenia catatônica (na qual o indivíduo passa longos períodos em posições bizarras e/ou desconfortáveis, através de resistência passiva e ativa).
O tipo mais comum – a esquizofrenia simples – não apresenta sintomas tão complexos, mas é altamente alarmante. Nela, o paciente não tem delírios, alucinações, não ouve vozes e nem se coloca em posições desconfortáveis.

Mas, em contrapartida, perde a afetividade, a vontade de sair de casa e socializar ou ao extremo da impossibilidade de convivência, que pode levar a pessoa a uma condição de sem-teto.

Vale lembrar que, ao contrário do que muita gente pensa, nem todo esquizofrênico apresenta risco social.

Tratamento para Esquizofrenia

Cabe ao psiquiatra que dá o diagnóstico de esquizofrenia a determinação de seu protocolo de tratamento, uma vez que a terapia é, principalmente, medicamentosa.

Isso posto, o esquizofrênico deve tomar remédios por toda a vida e, nos momentos de crise, ser hospitalizado para sua segurança e dos demais.

Psicoterapia, análise, terapia e terapia eletroconvulsiva são linhas de tratamento complementares que podem ser indicadas a depender do caso.

Sintomas da Esquizofrenia

Considerada uma psicose, a esquizofrenia pode apresentar os primeiros sintomas em qualquer idade. Contudo, eles aparecem com mais frequência após os 15 anos de idade.

Os principais sintomas da esquizofrenia são:

– delírios persecutórios;
– alucinações;
– alterações comportamentais evidentes;
– apatia;
– falta de prazer ou motivação;
depressão;
– alteração anormal de atividades motoras.

Em adolescentes os sintomas envolvem falta de vontade para socializar, queda no desempenho escolar, insônia, alteração frequente de humor, desmotivação.

Causas da Esquizofrenia

Estudos comprovam que a esquizofrenia surge em decorrência de alterações cerebrais nos neurotransmissores, principalmente nos níveis de dopamina e glutamato.

Fatores de risco para a doença são: histórico familiar de esquizofrenia, exposição a toxinas e má-nutrição dentro do útero e problemas no parto, como hipóxia neonatal.