Insônia

Insônia é a doença que acomete aqueles que têm problemas sérios para pegar no sono, ainda que estejam cansados e dispostos a dormir, tornando o indivíduo incapaz de conciliar o horário da atividade com o sono, em si.

Ao passar as noites em claro, o indivíduo insone pode desenvolver problemas cognitivos, motores e sociais, já que, como necessidade básica do corpo humano, ele terá de dormir em algum momento – e, nesse caso, nunca é no “horário próprio” para isso.

Estudos mostram que pessoas mais velhas dormem menos do que os jovens e, ainda assim, se sentem dispostas. Por isso, considera-se insone não quem dorme menos, mas aquele que não é capaz de nomear seu sono como reparador.

Em outras palavras, a insônia é o estado em que a quantidade de tempo de sono de alguém não é o suficiente para que ela tenha a energia necessária para as atividades do dia.

Sintomas da Insônia

O principal sintoma da insônia é a noite em claro, ou seja, a dificuldade para adormecer à noite, período em que nosso corpo naturalmente já se prepara para dormir. Contudo, ele não é o único. Outros sinais de insônia são:

– despertar muito mais cedo do que o normal;
– despertar várias vezes durante a noite;
– acordar sentindo cansaço, mesmo após a noite de sono;
– cansaço diurno;
– irritabilidade, depressão e ansiedade;
– problemas gastrointestinais;
dores de cabeça localizadas.

Causas da Insônia

Estudos médicos mostram que a combinação entre a produção inadequada de serotonina – o “hormônio da felicidade” – e o estresse podem ser a maior causa da insônia.

Contudo, é indispensável o diagnóstico profissional para que o paciente entenda se sua insônia é orgânica, psíquica ou crônica. A investigação é importante para evitar prejuízos à saúde física e mental do paciente, uma vez que a insônia pode gerar desequilíbrio em vários setores da vida pessoal e social do insone.

Tratamentos Para Insônia

O tratamento para insônia pode ser medicamentoso, através dos famosos “remédios para dormir”. Contudo, vale lembrar que o fármaco deve ser prescrito e tomado na quantidade correspondente, para que não ocorra o efeito rebote ou a dependência química do medicamento.

Em conjunto à terapia proposta, o psiquiatra pode sugerir que o paciente limite o consumo de bebidas e alimentos à base de cafeína, substância que pode interferir na qualidade do sono, além de exercícios físicos regulares e técnicas de respiração e relaxamento.