Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico, tratada no meio científico como ansiedade paroxística episódica, é a ocorrência de um episódio em que a pessoa está em crise aguda de ansiedade. O momento pode ser desencadeado por uma ocorrência ou acontecer sem motivo aparente, e é marcado por medo, desespero e sintomas físicos semelhantes aos da ansiedade.

Ou seja, os episódios de pânico podem durar cerca de dez minutos cada e levam o paciente a sentir total perda de controle sobre seu corpo e mente, imaginando, muitas vezes, que está prestes a morrer.

Crises agudas de síndrome do pânico podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comuns na adolescência e no início da vida adulta. Ainda que cada episódio não dure mais que alguns minutos, a síndrome pode se repetir várias vezes ao dia, por meses ou até anos, inclusive durante o sono.

A condição exige investigação médica para que o paciente possa evitar as crises de pânico e ter mais qualidade de vida.

Sintomas da Síndrome do Pânico

Uma pessoa pode estar com episódio de síndrome do pânico se apresentar pelo menos quatro dos seguintes sinais:

– medo de morrer;
– desespero;
– medo de enlouquecer;
– sensação de perda de controle;
– despersonalização (desligamento do mundo exterior);
– dor no peito, geralmente  confundida com infarto;
– palpitações;
– taquicardia;
– falta de ar;
– sudorese;
– náuseas;
– tontura;
– calafrios;
– formigamentos;
– tremores.

Causas da Síndrome do Pânico

Embora a ciência ainda não tenha esclarecido, de forma contundente, as causas da síndrome do pânico, muitos estudiosos apontam que fatores genéticos e ambientais podem estar ligados a seu desencadeamento. Além disso, uso abusivo de substâncias químicas e picos de estresse também são fatores comuns de ocorrência do transtorno de ansiedade aguda.

Tratamentos da Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico deve ser diagnosticada por um psiquiatra, que indica o protocolo terapêutico medicamentoso de acordo com o tipo e o nível de transtorno apontado.

É comum que sejam prescritos antidepressivos e acompanhamento psicológico para terapia comportamental.