TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO

O transtorno de adaptação se caracteriza pela extrema dificuldade em lidar com situações atípicas ou de mudança, já que, no contexto do transtorno, o novo representa um risco muito alto.

A todo tempo estamos sujeitos às mudanças da vida: trocamos de escola, de bairro, de emprego e muitas outras coisas. Tudo isso, evidentemente, traz à tona sentimentos intensos. 

Contudo, existe um limite nesse contexto.

Se a intensidade das sensações frente à mudança é demais, e traz pensamentos muito confusos e atípicos, a situação pode se configurar como transtorno de adaptação.
Tal transtorno acomete pessoas que enfrentam dificuldades ao passar por situações de mudança brusca, com níveis de estresse mais elevados do que o considerado usuais a essas ocasiões.

Para entender melhor sobre o que é e como tratar o transtorno de adaptação, acompanhe a leitura!

O Que é Transtorno de Adaptação

O transtorno de adaptação se caracteriza pela extrema dificuldade em lidar com situações atípicas ou de mudança, já que, no contexto do transtorno, o novo representa um risco muito alto. Assim, a pessoa é acometida de muito estresse e não consegue se adaptar, naturalmente, à mudança em questão. Desde um simples mudar de casa até um divórcio, passando por processos de luto e demais perdas relevantes, a dificuldade não é, necessariamente, encarar o fato, e sim se adaptar a ele.
É comum encontrar, em pacientes com transtorno de adaptação, um histórico de traumas e situações adversas que, ainda que sutis, moldaram essa dificuldade de entender seu lugar e papel em cada contexto.
Esse é um dos motivos pelos quais pessoas diferentes vão reagir de forma diferente a momentos de alto impacto. Enquanto uma pode priorizar o lado bom de uma mudança, ou os ensinamentos de uma perda, a outra pode desenvolver transtorno de adaptação, recusando o novo contexto. E, nesse caso, a ajuda de um psiquiatra é indispensável.

Tratamento do Transtorno de Adaptação

Em primeiro lugar, para tratar o transtorno de adaptação, é necessário fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico, obtendo o diagnóstico e as recomendações certas. 

Como se trata de um transtorno que precisa ser trabalhado de forma bem cuidadosa, sua principal recomendação é a psicoterapia, a partir de análise de apoio e/ou a terapia cognitivo-comportamental. A conversa com o especialista, além da terapia medicamentosa sugerida pelo psiquiatra, quando necessário, é essencial.

O acompanhamento multidisciplinar serve para que os especialistas entendam a  forma como os acontecimentos são interpretados, e como o paciente se afeta com eles. Só através desse recurso é possível entender o conceito de “mudança” para o indivíduo, além de seus sentimentos e pensamentos em relação ao novo. 

Transtorno de adaptação não é frescura: é um problema sério que pode afetar drasticamente a saúde mental. Portanto, não deixe de procurar ajuda caso veja comportamentos atípicos em si mesmo ou em pessoas próximas depois de uma mudança, qualquer que seja ela.

Pode ser que não seja nada, ou apenas a resposta de cada um ao que lhes ocorre, mas, se for transtorno de adaptação, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais cedo o tratamento começa.

Se você precisar de psiquiatras ou psicólogos para a terapia, entre em contato com a clínica Antônio Orlandini. Estamos com agendas presenciais e online para melhor te atender.

Conheça o Dr. Antônio Orlandini

Dr. Antônio Orlandini é médico com ampla atuação em atendimento na área da saúde mental, atuou em instituições referências nacionais como o Centro de infusão de Cetamina do Instituto de Psiquiatria Paulista, onde é realizada a preceptoria da psiquiatria do Sírio-Libanês, tanto nas áreas de assistência quanto ensino e pesquisa.