Muitas vezes, quando nos perdemos em um emaranhado de emoções, não conseguimos fazer nada bem feito, ou cumprir as obrigações essenciais. Isso pode ser amenizado com acompanhamento psicológico, já que a terapia é capaz de ajudar no equilíbrio emocional. 

E nós sabemos: ter equilíbrio é fundamental para conseguir lidar com as adversidades que a vida coloca em nosso caminho… 

No entanto, engana-se quem pensa que só vê vantagens no acompanhamento psicológico aqueles com quadro de ansiedade e depressão. Ter uma equipe multidisciplinar – com psiquiatra e psicólogo – à disposição pode ser benéfico para qualquer pessoa que busque mais qualidade de vida. 

Veja outros benefícios de cuidar da saúde mental a partir de terapias medicamentosas e de diálogo: 

1. Inteligência e equilíbrio emocional 

O acompanhamento psicológico permite trabalhar a inteligência emocional, característica que nos ajuda a tomar decisões com mais eficiência, no cultivo das relações e no bom humor. 

Além disso, através da inteligência emocional pode-se entender os próprios sentimentos e, por fim, aprender a controlá-los; assim, eles pouco interferem na rotina de modo prejudicial. Com o equilíbrio de emoções é possível se livrar de pensamentos negativos e, consequentemente, evitar crises e quadros psiquiátricos  mais graves. 

2. Melhoria da qualidade de vida 

Com um acompanhamento psicológico é possível avançar em questões que levam o indivíduo, muitas vezes, ao psiquiatra. Os exemplos clássicos são a diminuição da ansiedade, preocupação e pânico, tudo a partir do acompanhamento multidisciplinar.

Essa alternativa também pode deixar o paciente vivendo melhor o presente, sem colocar seu futuro no “piloto automático” ou passar boa parte do tempo remoendo o passado.,Tudo isso, com a devida estabilidade, permite que a experiência de cada momento seja cumprida com qualidade.

3. Autoconhecimento

O acompanhamento psicológico permite que você desenvolva o autoconhecimento. Ao conhecer a si mesmo, é possível descobrir qualidades e defeitos, medos, desejos e inseguranças. O mais interessante é que, na maioria das vezes, nem sabemos que temos determinadas características, e só descobrimos na terapia…

Essa abertura para si mesmo é a porta de entrada para o desenvolvimento pessoal. Entendendo quem você é, é possível perceber o que está te prejudicando no seu estilo de vida. O reconhecimento do problema é a forma mais eficaz de promover soluções, fazer escolhas e seguir por um caminho que realmente te traga satisfação. 

Além disso, o autoconhecimento te faz entender seus sentimentos e reações diante de determinadas situações, tornando mais fácil contorná-las.

4. Melhora as relações

Com autoconhecimento, os relacionamentos que você cultiva ficam mais claros, sendo possível enxergar quais relações tem sido sadias e devem ser mantidas. 

Dessa forma, em um ambiente de trabalho, por exemplo, com a ajuda de um acompanhamento psicológico, fica bem mais fácil lidar com as opiniões adversas e com as críticas negativas. 

A empatia é outro benefício que vem com o acompanhamento terapêutico. Você passar a enxergar as dores do outro com mais facilidade, evitando intrigas e melhorando a convivência interpessoal com seus pares.

5. Melhora seu desempenho

Como visto, com um acompanhamento psicológico você passa a ter emoções mais estáveis, mais controle emocional, mais equilíbrio. Dessa forma, sem obstáculos emocionais, é bem mais fácil ter foco nas atividades, sejam elas pessoais, acadêmicas ou profissionais. 

Sendo assim, sabendo equilibrar as emoções na terapia, você consegue se dedicar com mais atenção às responsabilidades e, finalmente, passa a fazer tudo com mais produtividade, melhorando seu desempenho, sem prejudicar sua saúde mental.

Em tempos de quarentena, lidar com tamanha adversidade pode ser bem mais fácil com o acompanhamento psicológico, braço indispensável da psiquiatria. Para o atendimento médico, o Dr. Antônio Orlandini está à disposição, inclusive para consultas online. Para isso, entre em contato e agende seu horário!