Quando olhamos para trás, vemos que 2020 foi um ano que quase não aconteceu. É como se uma bomba explodisse logo após o carnaval e cada pessoa fosse obrigada a procurar um abrigo seguro para passar um período indeterminado de confinamento.
Com a chegada da Covid-19, tudo parou, frustrando os sonhos e planos de muita gente. Ninguém discutiu a importância de ficar em casa, mas as consequências do isolamento social podem ser sentidas em cada um que, de uma hora para outra, se viu impotente para realizar o básico, como ir ao supermercado ou fazer um exame.
Os consultórios de psiquiatria estão lotados de gente buscando ajuda com saúde mental. Sim, a pandemia trouxe muitas dificuldades, incertezas e preocupações com o futuro. Mas, também, tem oferecido aprendizados para a população e a área médica.
Aprendizados que levamos para 2021
Dizem que é preciso olhar o lado bom de tudo que acontece de ruim na nossa vida. Mas como achar algo positivo diante de uma catástrofe promovida por um vírus em 2020?
Sempre há uma mensagem de otimismo! Períodos difíceis como esse ocorrem para nos dar lições importantes de convivência, de relacionamento, de empatia e de resiliência.
Já parou pra pensar que, de tempos em tempos, surge algo para puxar a humanidade a uma reflexão? Assim tem acontecido com o novo coronavírus, uma forma um pouco dura de nos fazer ver que a vida não pode ser feita apenas de excessos, consumismo e correria.
A saúde mental das pessoas nunca foi tão evidenciada. Hoje, a sociedade consegue perceber o quanto ela influencia em tudo, principalmente no bem-estar do ambiente em que se vive.
O momento é de restabelecer laços, estar perto de quem gosta, fortalecer uma forma mais simples de viver e ressignificar as dificuldades. Mas para isso vamos precisar de indivíduos saudáveis mentalmente, que pensam com mais clareza e propõem soluções práticas que envolvem a coletividade.
A pandemia deixou nítido o que nós, médicos psiquiatras, sempre falamos: a saúde mental não deve ser tratada pontualmente, mas ter prioridade absoluta na gestão pública de saúde.
O normal é estar bem. Por isso, siga em frente, mantenha os hábitos saudáveis, cultive as boas relações e, precisando de ajuda profissional, a clínica Antônio Orlandini está aqui para te apoiar.
Um abraço e feliz 2021!