Essa pandemia tem mexido com a saúde física e mental de muita gente. E com certeza não vai deixar saudade. É claro que já tivemos muitos anos difíceis, mas sempre de uma forma pontual. No entanto, 2020 foi, especialmente, desafiador em todo o mundo.

Infelizmente, o peso desse ano histórico vai ficar para sempre na memória das populações: pessoas infectadas, meses em isolamento social, restrições de contatos afetivos, informações desconexas, hospitais lotados e muitas famílias que perderam seus entes queridos. É praticamente impossível não se abalar com toda a situação oriunda do Covid-19.

Se os casos de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, já eram altos, a pandemia de 2020 deu um jeito de incrementar esses números. Afinal, o medo de adoecer, morrer ou perder alguém, além das incertezas em relação ao futuro, são fatos reais.

Mas o bom é que 2021 está aí. E, mais que uma virada de página de calendário, o momento é de renovação das forças e da esperança. Mas, para isso, é preciso manter a saúde mental sempre em alta.

Mente saudável no próximo ano

A falta de convivência trouxe a solidão e a sensação de desamparo. Embora a tecnologia tenha ajudado muito nesse momento, a ausência do contato humano e as restrições ao sair de casa deixam as pessoas mais vulneráveis, tristes, sedentárias e expostas a todos os tipos de informações.

Para que 2021 tenha um pouco mais de leveza, cuide da saúde da sua mente. Ninguém mais pode fazer isso, além de você mesmo. Para te ajudar, seguem algumas dicas de atitudes mais positivas, que vão manter sua mente sempre ocupada.

Movimente-se

Após meses em isolamento, o corpo começa a enferrujar. Por mais que muita gente  esteja fazendo exercícios em casa, em 2021 ele deve continuar e com mais força.  Acontece que essa prática aumenta a energia física e mental, liberando endorfina, hormônio que melhora o bem-estar.

Fique atento: não é necessário praticar um esporte ou ir para a academia todos os dias para usufruir dos benefícios da atividade física. Caminhadas, alongamentos e exercícios baseados no próprio peso do corpo já são sinais claríssimos de movimento. 

Evite expectativas exageradas

Não deixe o excesso de expectativa frustrar o seu ano. Já vivemos tempos difíceis o suficiente para achar que tudo vai melhorar de uma hora para outra. Essa é uma das grandes lições da pandemia: não temos controle de nada.

Então, viva um dia de cada vez, mantendo o pensamento positivo e a motivação, mas sem exagero para não amargar as possíveis decepções.

Cultive as boas relações

Nada faz tão bem à nossa mente quanto estar perto de quem a gente gosta. Mantenha-se próximo de pessoas que te fazem bem e te inspiram a ter um olhar mais positivo para os problemas que são comuns no decorrer da vida.

Todos nós estamos experimentando a mesma situação e, por isso, precisamos cada vez mais uns dos outros. Os laços sociais e a qualidade dos relacionamentos estão  ligados à saúde mental e, consequentemente, ao bem-estar.

Espiritualize-se

É tempo de buscar algo que faça sentido para a sua vida – e a espiritualidade pode ser o caminho. Isso não inclui apenas a religião, mas a meditação e outras técnicas que te afaste da preocupação em construir bens materiais, se voltando para um encontro mais profundo com você mesmo.

O autoconhecimento ajuda na aceitação de tudo que acontece à sua volta, levando a pessoa ao desprendimento, à generosidade e a se colocar no lugar do outro e se auto ajudar.

Busque ajuda profissional

Somos humanos e, por mais que experimentemos inúmeras alternativas para cultivar a saúde mental, nem sempre os efeitos são os que esperamos. Então, não tenha vergonha de buscar ajuda médica.

A psiquiatria é a especialidade que cuida dos transtornos mentais que vão desde uma ansiedade até depressões, síndrome do pânico e esquizofrenia nos mais variados graus.

Sabemos que o período é delicado e pode deixar sequelas emocionais em quase todo mundo. Por isso, a Clínica Antônio Orlandini se coloca à disposição para tratamento e orientação. O nosso atendimento é humanizado, tendo como referência principal o cuidado e respeito com a alma humana.

Não sofra sozinho! Entre em contato com a gente e marque sua consulta presencial ou online.