Você já presenciou pessoas que lavam a mão o tempo todo ou verificam inúmeras vezes se a porta da casa está trancada? Considerada por muitos como mania, atitudes como essas podem ser sinal de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), doença mental que pode interferir em vários aspectos da vida do paciente.

O TOC é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade caracterizado por crises recorrentes de obsessões e compulsões. O primeiro diz respeito a imagens e ideias recorrentes e persistentes que são vivenciadas pelo paciente de forma indesejada. Já as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo realiza para aliviar a ansiedade, sendo comumente ligados à limpeza e organização.

Sinais ou sintomas de quem tem TOC

Os sintomas do TOC são os mais variados, envolvendo alterações do comportamento, pensamentos e das emoções, causando sofrimento aos portadores do transtorno. É comum verificar nos episódios de TOC medos, desconfortos, culpa e até riscos de contrair outras doenças, já que a vulnerabilidade nos momentos de crise pode baixar a imunidade.

Os principais sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo são:

• Medo de germes e contaminação, lavando a mão o tempo todo;
  • Pensamentos agressivos ligados a ele e a outras pessoas;
  • Preocupação excessiva com limpeza;
  • Pensamentos indesejados ou proibidos, muitas vezes envolvendo religião, sexo e danos físicos;
  • Necessidade de organização e ter as coisas simétricas, paralelas, no mesmo padrão e ordenado por cores, números e de maneira perfeita (colocar objetos em um mesmo lugar e, se alguém mudar a posição, o portador de TOC se sente incomodado e tende a dispor objeto como estava antes);
  • Antes de sair de casa ou dormir, revisa diversas vezes as portas, janelas, gás, ferro de passar roupa ou outras utilidades que precisam ser fechadas ou desligadas;
  • Contagem compulsiva – por exemplo, contar os talheres inúmeras vezes e achar sempre que está faltando ou sobrando uma peça.

Além disso, alguns portadores de TOC podem desenvolver tiques ou movimentos súbitos, breves e repetitivos, como bater palmas sem motivos, piscar os olhos e empurrar a cabeça. Muitas vezes esses tiques incluem sons de limpar a garganta, grunhir ou cheirar.

As reações da mente com TOC

Pensamentos e rituais repetitivos não são desconfortáveis somente para parentes e amigos que convivem com uma pessoa portadora do Transtorno Obsessivo Compulsivo: o próprio paciente sofre com essa situação, da qual ele não tem controle.

A pessoa com TOC é acometida por diversos pensamentos e ideias repetitivas e por vezes desagradáveis. Como eles não desaparecem, o indivíduo acaba realizando rituais para suprimir essas imagens na cabeça, passando a depender deles para se livrar da ansiedade. Porém, o que parece ser uma solução se torna um problema, já que a pessoa se vê em circunstâncias constrangedoras nos momentos de crise.

A maior dificuldade do paciente é lidar com os pensamentos, pois são eles que levam às compulsões repetitivas.

No entanto, todos nós temos ideias meio “nebulosas” e com certos despropósitos. É normal na natureza humana! O que difere uma mente com TOC e uma mente sem TOC é que um indivíduo sem o transtorno acaba descartando e esquecendo tal pensamento, ao passo que o portador do TOC acaba assumindo aquilo como realidade.

Pessoas diagnosticadas com Transtorno Obsessivo Compulsivo experimentam problemas na sua vida pessoal e são muitas vezes rejeitadas no meio social, como trabalho, escola, família e amigos, podendo ser menosprezadas em diversas ocasiões.

Como combater o TOC?

TOC é um transtorno que vai evoluindo com o tempo e ficando cada vez mais grave; por isso, quanto antes começar o tratamento, melhores são os resultados.

O tratamento pode incluir medicamentos, como antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina, e terapia cognitiva, em que o profissional expõe o paciente a situações que geram ansiedade e, juntos, trabalham para descobrir formas de reagir aos pensamentos obsessivos.

Vale lembrar que o diagnóstico de TOC só pode ser feito por um psiquiatra. Então, a clínica de psiquiatria Dr. Antônio Orlandini se coloca à disposição para te ajudar nessa mudança que necessita de tempo, paciência, dedicação e muito respeito.

Agende sua consulta com a gente!