[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.4.2″ hover_enabled=”0″ custom_margin=”|0px||0px|false|false” module_alignment=”center” width=”100%” max_width=”100%” custom_padding=”|0px||0px|false|false”][et_pb_row _builder_version=”4.4.2″ custom_padding=”3%|1.5%|3%|1.5%|false|true” hover_enabled=”0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.3.2″][et_pb_text _builder_version=”4.4.2″ hover_enabled=”0″ header_3_line_height=”1.5em”]

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou o surto de COVID-19 uma pandemia global, muitos de nós, mesmo aqueles que não foram infectados pelo vírus, estão em quarentena em suas casas e ainda permanecerão durante as próximas semanas. Planos interrompidos, viagens, isolamento, uma descarga enorme de informações cruzadas podem ser um enorme causador de  ansiedade e sentimentos angustiantes. Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a passar pelo momento de uma forma mais produtiva, ajudá-lo a organizar os pensamentos negativos sobre este momento incerto.

1) Reflita, aproveite o momento para rever alguns conceitos, rever o que realmente é necessário para sua vida pessoal, financeira, profissional. Use o momento para se concentrar em sua casa, família e em você mesmo.

Por mais triste que o mundo possa estar agora, pense na política de trabalho de casa como uma oportunidade para redirecionar sua atenção do externo ao interno. Fazer uma coisa produtiva por dia pode levar a uma atitude mais positiva. Coloque seus olhos em tarefas há muito tempo evitadas, reorganize ou crie algo que você sempre quis. Evite o pensamento de que está se sentindo preso, isso só vai te aborrecer mais. Esta é a sua chance de desacelerar e se concentrar em si mesmo.

2) Tente manter o mais próximo da rotina habitual

Tente manter a aparência bem cuidada, mantenha os hábitos de se arrumar, de se vestir como fazia antes da pandemia. Para as famílias com crianças, manter uma rotina pode ser mais fácil, no entanto, como você trabalha em casa, pode ser tentador cair em um estilo de vida mais sedentária, procrastinador, o que poderia levar a pensamentos negativos e dificultar seu retorno às atividades após esse período. É importante manter os horários habituais de acordar, dormir, se alimentar, tomar seus banhos. Adapte seus exercícios físicos em casa, lave suas roupas da forma que sempre fez, isso irá manter á sua rotina normal e traje também mantê-lo ativo e menos propenso a sintomas psicológicos, será mais fácil reajustar para o mundo exterior quando é hora de voltar ao trabalho.

3) Evite ficar obcecado com a cobertura interminável do Coronavirus

Estar em casa e sem uma rotina lhe sobrará muito tempo para ficar obcecado, e se você tem uma tendência a consultar o Google para cada coceira e espirro, pode te deixar ainda mais confuso. Escolher apenas certos sites confiáveis (oms, ministério da saúde) por um tempo limitado a cada dia (talvez 2 x ao dia por 30 minutos cada)

4) Uma casa caótica pode levar a uma mente caótica

Com toda a incerteza acontecendo fora de sua casa, mantenha o interior organizado e limpo. Criar rotinas para atividades diárias pode ser útil para organizar o seu dia. Tente não comer na cama ou trabalhar no sofa, assim como não fazia antes. Coma na mesa da cozinha e trabalhe em sua mesa. Sem esses hábitos apenas atrapalha sua rotina e pode fazer o dia parecer muito longo. Além disso, uma casa desordenada pode fazer com que você fique inquieto e insatisfeito com  seu ambiente, por isso mantenha-o arrumado.

5) Inicie um novo ritual de quarentena

Porque não fazer algo especial durante esses dias de quarentena? Talvez você possa começar um diário para anotar pensamentos e sentimentos para refletir mais tarde, faça uma caminhada todos os dias às 16h, conecte-se com seus pais e irmãos pela videoconferência todas as manhãs. Fazer algo novo e especial durante este tempo vai ajudá-lo a olhar para a frente a cada novo dia.

6) Use a teleconsulta como opção para falar com um profissional sobre sua ansiedade se ela se tornar incontrolável

Muitos psiquiatras e psicólogos estão oferecendo opções de teleconsulta em plataformas de vídeo conferência pelo computador ou celular. Lembre-se de pedir ajuda se sua ansiedade está atingindo proporções que são incontroláveis sem ajuda profissional.

Encontrar a paz no fato de que você está fazendo a sua parte para reduzir os riscos, certamente aumentará sua força mental para combater a situação estressante que todo o mundo está experimentando.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]